Cidades

Comerciantes de Niterói fazem carreata pela reabertura das atividades

Manisfestantes pedem a abertura do comércio na cidade. Vídeo: Via Grupo Plantão Enfoco

Manifestantes realizaram uma carreata pelas principais ruas da região oceânica e zona sul de Niterói, na manhã deste sábado (18), pedindo a reabertura do comércio na cidade, que está parcialmente interrompido desde o dia 23 de março devido à pandemia do novo coronavírus.

O protesto reuniu dezenas de carros com a bandeira do Brasil, durante o percurso, os motoristas que fizeram um 'buzinaço' pelas ruas da região, o que chamou a atenção de moradores e motoristas.

O ato contraria as recomendações das autoridades da área de saúde no Brasil e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que pedem para que as pessoas fiquem em casa como prevenção ao avanço do novo coronavírus.

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves (PDT) o decreto que determina o fechamento do comércio tem como objetivo reduzir a quase zero o número de pessoas na rua.

Uma outra manifestação esta marcada para este domingo (19) ás 10h em Charitas. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) recomendou na última quinta-feira (16) que a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Niterói atuem para impedir a realização de uma carreata contra o fim do isolamento no próximo domingo (19).

A Polícia Militar informou que todas as manifestações identificadas pelo setor de inteligência estão sendo acompanhadas por equipes da Polícia Militar, mediante planejamento estratégico. A corporação ainda ressaltou que por ser uma carreata, não houve aglomeração de pessoas.

Procurada, a Guarda Municipal informou que atuou para garantir a segurança da população, coibir aglomerações e infrações de trânsito. Não houve registro de conflitos.

Proibição

O comércio em Niterói está liberado apenas para atividades consideradas essenciais, como  supermercados e mercados, postos de gasolina, padarias, pet shops,  clínicas médicas e odontológicas, laboratórios de exames clínicos e de imagem e clínicas de vacinação.

O decreto determina o fechamento ao público de todos os shoppings centers, centros comerciais, clubes, salões de beleza, barbearias e similares, clínicas de estética, quiosques de alimentação, bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias e similares, academias de ginástica e afins e cursos de idiomas e outros cursos presenciais 

Publicado às 11:30

< Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 20 milhões neste sábado Grávidas precisam reforçar os cuidados no combate ao novo coronavírus <